quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Um trabalho de formiga


Esta quinta-feira, dia em que esta edição chega aos leitores, O MIRANTE vai entregar a 11 personalidades da região uma distinção que visa premiar o mérito e a defesa dos valores da solidariedade, do trabalho e da cidadania.
Numa altura em que vivemos um dos piores momentos no sector da comunicação social, e parece que o pior ainda estará para vir, O MIRANTE mantém a sua posição de líder regional, e de jornal de referência, praticando um jornalismo de proximidade que é cada vez mais raro nos tempos que correm.
As televisões repetem até à exaustão as mesmas notícias e a grande maioria dos jornais de referência pratica cada vez mais um jornalismo de agência produzido na maior parte dos casos à secretária com ajuda do telefone e da internet.
Num mundo em que a realidade muda todos os dias, e as marcas brancas começam a dominar os mercados de consumo, poupando aos empresários o custo da publicidade, os jornalistas são uma classe aparentemente em vias de extinção se é que alguma vez estiveram verdadeiramente organizados como classe.
Para a grande maioria dos jornalistas os problemas das empresas estão por conta dos empresários; mas pensar assim é iludir a realidade. Os problemas das empresas de comunicação social são um problema que, cada vez mais, lhes diz respeito.
As dívidas que afectam a vida das empresas limitam a acção dos jornalistas em qualquer parte do mundo livre e democrático. Para se ser independente numa profissão não se pode trabalhar numa empresa onde os administradores andem de mão estendida, ou de joelhos, para gerarem receitas.
Há sete anos, quando organizamos pela primeira vez a entrega dos prémios Personalidade do Ano, participei num encontro de jornalistas e tomei boa nota do recado de alguém que, em jeito de aviso à navegação, disse que os jornalistas têm que dar mais importância às notícias de proximidade, sacrificando se necessário as entrevistas e os depoimentos sem valor, trabalhando sem descanso e diariamente as notícias para os colegas editarem em cima do acontecimento de forma a criarem hábitos de leitura que, por sua vez, fazem gerar vendas e receitas de publicidade.
Sete anos depois deste encontro, na semana em que os jornalistas de O MIRANTE entregam mais uma vez os prémios Personalidade do Ano, é justo dar testemunho do êxito da nossa empresa e do trabalho de equipa que temos desenvolvido, assim como do sucesso editorial e comercial que constituem as três edições de O MIRANTE em papel e, diariamente na internet, onde somos igualmente a única referência a nível regional.

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