quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Deus descalço e em tronco nu

Mas que lindo mês de Agosto. O Entroncamento é a terra do homem fenómeno José Canelo, campeão do mundo de atletismo em maiores de 90 anos. Mas é em Coruche que duas ribeiras em território do Couço (a ribeira de Sor e a ribeira de Raia) dão corpo e vida ao Rio Sorraia que na segunda-feira, feriado municipal, recebeu um barco para visitas guiadas à vila. Quem não acredita que veja o vídeo de O MIRANTE TV publicado no sítio diário. É curioso como um rio que nasce de duas ribeiras, aqui à nossa porta, tem tanta influência na vida de uma terra e representa um investimento sempre em actualização. Há muitos outros que têm o Tejo ao fim da rua onde moram e, ou fazem dele retrete, ou ancoradouro para barcos, quando não é o caso de o ignorarem simplesmente para proveito das indústrias que de vez em quando pintam a sua água da cor do petróleo. E não falamos mais, por agora, de açudes que servem como armadilhas para os peixes, obra de políticos que ainda hoje são considerados como se tivessem sido autarcas modelo, quando não passaram de simples fanfarrões na utilização dos dinheiros públicos em tempos de vacas gordas.
Mas que lindo mês de Agosto. Luís Ferreira, o homem de Cem Soldos que põe de pé o Festival Bons Sons, merece que o apontemos como exemplo. Ao contrário do que é habitual em iniciativas culturais o Bons Sons não vive do favor dos políticos nem do dinheiro do orçamento público. Tem patrocinadores e paga-se com o dinheiro das entradas. Os políticos festeiros da nossa região deviam seguir o exemplo.
Em Dornes, ou na praia fluvial da aldeia do Mato ou em Constância, na confluência do Zêzere com o Tejo, a natureza é espectacular e é um privilégio viver nesta região do Ribatejo. No entanto estamos entregues a meia dúzia de políticos fraquinhos como decisores que vivem em “tocas e gaiolas” e só sabem promover-se a eles próprios. Dou o exemplo do Dr. Pombeiro que, enquanto presidente da Câmara da Barquinha, o melhor que fez foi dar o nome ao cais principal da vila, e agora é secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, um cargo que, para nossa maior desgraça, lhe dá ainda mais importância que o de presidente da Câmara da Barquinha.
Mas que lindo mês de Agosto. O rio Sorraia, que nasce de duas ribeiras em território do Couço, faz milagres em Coruche. No site “Viver o Tejo” da NERSANT há muito mais informação sobre lugares da nossa região onde Deus ainda anda descalço e em tronco nu.

Mas que lindo mês de Agosto era o princípio de uma frase chorada sobre o que é viver num país em que toda a gente se lamenta com falta de dinheiro e de trabalho mas assim que a pulga aperta vai a banhos para o Algarve e para a linha do Estoril. Mas também era sobre os campos do Ribatejo, onde nesta altura já se faz a vindima, ainda se apanha o tomate e o milho é o rei da paisagem. JAE

Sem comentários:

Enviar um comentário