quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Portugal é dos ricos; o resto é conversa.... de pobre

Fundos comunitários do Portugal 2020 são estatizados e grandes empresas com os melhores aconselhamentos e as mais eficientes consultorias são as grandes beneficiadas em favor das pequenas que não aguentam a burocracia e os atrasos.

Os três anos de Governo de António Costa, Jerónimo de Sousa e Catarina Martins, já criaram mais dificuldades às pequenas empresas que o governo de Passos Coelho em todo o mandato. Era impensável num governo socialista a aprovação de uma lei que impede qualquer organismo público de contratar por um período de três anos mais de vinte mil euros de serviços a uma empresa. É uma medida estalinista que passa despercebida no meio político e jornalístico porque os pequenos empresários, atingidos por esta medida, já não têm quem os defenda, nem ao nível político nem associativo. Hoje o que rende votos politicamente são os discursos a favor dos cães, dos gatos e dos bois; em termos associativos a CAP, a CIP e a UGT, entre outras, monopolizam, aproveitando-se da proximidade com o poder para facturarem à maneira deles para os negócios que lhes garantem o equilíbrio orçamental e os ordenados das centenas de funcionários; no resto marimbam-se para as realidades dos pequenos empresários que são chulados pelo Estado, pelos bancos e pelas condições adversas de qualquer economia de mercado livre, onde até os assaltantes roubam à vontade porque já não há dinheiro para polícias.

Os fundos comunitários do Portugal 2020 estão a servir ao Governo de António Costa para financiar as despesas públicas, nomeadamente as do sector da educação, incluindo o ensino superior. A estatização dos fundos comunitários nunca foi tão evidente, e a forma como os organismos como o IFADAP são hoje acusados de corrupção e de mau trabalho, sem qualquer esclarecimento público a defender a honra dos seus dirigentes, só confirma aquilo que é uma evidência: quanto pior for o trabalho deles mais sobra para o Governo, e para as grandes empresas que têm os melhores aconselhamentos e as mais eficientes consultorias.

Em Julho do ano passado as melhores notícias sobre o Portugal 2020 eram as seguintes: dos melhores 30 financiamentos do programa, 26 eram do Estado; os outros quatro eram assim distribuídos; 120 milhões com 67% a fundo perdido para a Navigator, para a construção de uma nova fábrica de papel; muitos milhões para a Celtejo, empresa de celulose do Tejo, outros tantos para a Embraer, empresa da indústria de aeronáutica, e cerca de 50 milhões para a Continental Mabor, também comparticipados a 67% a fundo perdido, para a expansão do negócio de pneus para tractores.

Seis meses passados não há notícia de que as pequenas empresas consigam vencer as grandes no acesso aos fundos comunitários, nomeadamente ao nível da contratação de engenhosos aconselhamentos e experimentados consultores. E Portugal é mesmo um país diferente: mais de quatro décadas depois da revolução dos cravos vermelhos, 60% do emprego em Portugal é garantido pelas microempresas, aquelas que em Portugal nunca chegam a ver a cor do dinheiro. JAE

Sem comentários:

Enviar um comentário