quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Aprender a lição e manter o espírito


No regresso de umas férias, às quais aliei o trabalho e o lazer, no caminho entre o aeroporto e a avenida Pascoal de Melo, em Lisboa, com a mala cheia de livros, recebi à janela do táxi, sem precisar de pagar ou agradecer, três jornais diários. E confesso o interesse na sua leitura, que no entanto não me faz dispensar a do Público, do Expresso, do DN, da Visão, entre outros, dependendo da força dos títulos das primeiras páginas.É uma tentação escrever sobre o nosso trabalho. Bem sei que é batota. Não resisto, no entanto, a aproveitar o espaço para confessar o entusiasmo pelo futuro do jornal onde escrevo. Também por que é aqui que está a aposta de duas décadas de vida. De vinte anos de trabalho que passaram num instante com a ajuda dos leitores que nos acompanham desde o início ou nos apanharam pelo caminho e nunca mais nos largaram da mão.
Há dias estive em casa do jornalista e escritor Juan Árias e ouvi-o dizer com todas as palavras que o futuro dos jornais no suporte de papel está condenado. E depois contou como se vive hoje essa preocupação no El País, o jornal que ele viu nascer. E contou ainda como continua a fazer jornalismo, apesar da idade da reforma, numa cidadezinha do Brasil, isolada do mundo, e consegue saber e ler tudo o que lhe interessa sem sair de casa.
Nestas férias viajei muito de autocarro e, na rodoviária, nos transportes para cidades mais distantes, pude ver à entrada dos mesmos resmas de jornais (títulos de referência) para leitura gratuita de quem embarcava. Há muitos anos que vejo o mesmo nos principais aeroportos das mais importantes cidades da Europa.
Foi nessas viagens que aprendemos a lição (que nunca se aprende verdadeiramente) que fez com que um dia, já lá vão mais de uma dúzia de anos, o patrão do Expresso, ao conhecer o nosso projecto, dissesse que O MIRANTE estava dez anos avançado em relação à concorrência. Mantemos o espírito. Damos o coiro para fidelizar leitores através da assinatura. Mas nunca deixamos de dar a ler o jornal aproveitando todos os meios ao nosso alcance para fidelizar leitores que mais tarde se tornem assinantes.
Vamos fazer uma parceria, a muito curto prazo, com um jornal de referência, que nos vai fazer aumentar a tiragem para os números que perseguimos há muito tempo e que fará com que cheguemos a mais 30 mil leitores da região. Com a Internet, onde também investimos, e mesmo com a morte anunciada dos jornais no suporte de papel, ainda é possível fazer muito caminho caminhando. Quando a morte chegar de certo que não nos apanhará na praia.

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