quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

A educação do povo ainda vai dar que falar

SUGESTÃO-Quantos de nós é que já ouvimos ou utilizamos a expressão “o rei vai nu”, sem sabermos a verdadeira origem do dito ( e muitas vezes sem percebermos o significado real) ? Eu acho que sou um deles. Reli há pouco tempo os contos de Hans Christian Andersen e não tenho a certeza se a minha memória deles foi de os ler se de os ouvir contar. Devo ao meu avô paterno a lembrança de algumas histórias que ainda hoje procuro, sem sucesso, nas livrarias como é o caso do Toiro Azul e de O Menino da Mata e o seu Cão Piloto. Sei pelos meus filhos e pelos amigos dos meus filhos que os contos de Andersen são muito mais conhecidos nos dias de hoje. Mas também sei por eles que o conhecimento do escritor e da sua obra não é sinal de que o leram. Porque estamos em época de lembranças deixo aqui uma sugestão para todas as pessoas que acham que a quadra deve ser marcada com prendas de valor. A Relógio de Água tem nas livrarias uma nova edição em capa dura dos Contos de H. Andersen que é um mimo e custa cerca de 20 euros.
SOLIDARIEDADE- Este último fim-de-semana acompanhei duas iniciativas do Núcleo Sportinguista de Santarém que resolveu promover a solidariedade com três instituições da cidade que apoiam crianças desprotegidas. Sei que pela região há muita gente a dar o seu melhor pela felicidade dos outros procurando ao mesmo tempo a sua realização pessoal. Felizes os que recebem a ajuda e os que têm prazer em ajudar.
VAIDADES - Por razões que pode ler numa outra crónica na página de desporto desta edição, tenho acompanhado os jogos de um campeonato distrital de juniores. Há falta de equipas profissionais que disputem futebol de qualidade não conheço melhor forma de rentabilizar os clubes desportivos que apostar nas camadas jovens. Infelizmente os dirigentes, com raras excepções, gastam o dinheiro que têm e não têm a sustentar equipas seniores compostas na maior parte por habilidosos.
EDUCAÇAO - Fui recentemente a Inglaterra ver um jogo de futebol. Puxei do cachimbo nas bancadas do estádio e não podia. Tentei fumar no bar e era proibido. No intervalo do jogo fui à casa de banho e encontrei uma sala de fumadores. E a acumulação de fumo era tanta que nem me passou pela cabeça puxar do cachimbo tão ridículo achei aquela situação. Lá como cá a educação do povo ainda vai dar que falar.
DOSTOIEWSKY - O olhar não vê numa gota de água senão uma unidade liquida e brilhante, onde o microscópio mostra uma multidão, um caos, miríades de infusórios; assim o grande artista destrinça, no mais alto realismo, verdades que parecem estar em contradição com as que nós tínhamos imaginado. ( Stefan Zweig sobre a obra de Dostoiewsky, um dos maiores escritores de sempre, cujos livros serão uma excelente prenda de Natal para qualquer Homem que ande à procura de aventura espiritual).

Sem comentários:

Enviar um comentário