quarta-feira, 19 de março de 2008

A minha forma de estar do contra


Confesso a minha admiração pelo primeiro ministro José Sócrates e pelo trabalho que está a tentar fazer no actual Governo. Acho que o país nunca teve um primeiro-ministro como ele, com coragem para iniciar reformas que são urgentes e das quais depende o futuro dos país e uma vida melhor para os portugueses.
Gosto mais dele ainda quando faz cara feia, e usa o seu melhor português para responder à comunicação social, e dizer que está zangado, mostrando a sua revolta como qualquer mortal que tem o direito à indignação e não se importa de o mostrar ao país para todos saberem que ele é de carne e osso como qualquer um de nós.
Só pelo facto de continuar a ver nos locais públicos de Lisboa a frase infame de que Sócrates é isto e aquilo tenho pena dos partidos e dos políticos que lhe fazem oposição. Tenho medo só de pensar que alguns dos seus correligionários usam e abusam do poder para intimidar jornalistas e manifestantes. Mas quero crer que ele, Sócrates, não tem tempo para se coçar, quanto mais para arregimentar gente facciosa como são alguns dos seus camaradas e opositores políticos.
Apesar de gostar de ver o jornal “Público” a fazer investigação sobre questões relacionadas com o passado de Sócrates, e muito bem, não deixo de me interrogar sobre um projecto jornalístico que não se sustenta segundo as regras de mercado, mas sim à custa de um grupo económico. Se eu fosse PM e tivesse atrás de mim um jornalista pago por Belmiro de Azevedo, que há vinte anos sustenta uma empresa que todos os anos dá prejuízo, não me calava e, se pudesse, fazia uso disso para me defender.
O segundo homem mais rico do país, que tem todas as suas empresas a dar lucros fabulosos, não aguenta por acaso durante vinte anos uma empresa de comunicação social que dá prejuízos de milhões desde que viu a luz do dia, como é o caso do “Público”. Num país em que as regras de mercado funcionassem regularmente, e normalmente, o jornal “Público” já era. Digo eu que sou leitor do “Público” desde o primeiro número, compro-o na banca todos os santos dias do ano, e acho o “Público” um dos jornais mais bem feitos do mundo onde trabalham, e já trabalharam, na minha opinião, alguns dos melhores jornalistas portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário