sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Um jornal sempre do lado dos mais fracos *

Sou, todos os dias, um jornalista preocupado com a qualidade editorial de O MIRANTE e sempre à procura de uma boa história.
Para alguns o nosso sucesso editorial é uma desgraça. Para outros é uma alegria. Para alguns as nossas histórias são de esfregar as mãos; para outros são histórias que tiram o sono.
Não há vidas perfeitas, não se pode servir a Deus e ao Diabo; quando trabalhamos de forma séria e responsável e temos orgulho no que fazemos só paramos no Samouco, como é costume dizer-se na minha terra.
Os 25 anos que vêm contados na edição de aniversário de O MIRANTE, textos que o Alberto Bastos escreveu, com pessoas que eu conheço desde menino, algumas delas até mais novas do que eu, são a parte mais bonita da história. As histórias que ficaram por contar são bem mais dolorosas e provavelmente nunca serão contadas. Algumas delas vão e vêm à memória e nem sequer são já matéria que valha a pena aproveitar para fazer caminho.
Assim como nunca sonhei que podia vir a ser ourives, como fui durante alguns anos, ourives de trabalhar à banca como se me tivessem nascido os dentes na profissão, também nunca sonhei ter uma carteira profissional de jornalista como é o caso desde há quase duas dezenas de anos, embora nunca tivesse frequentado uma universidade nem sequer um simples curso do CENJOR ou de outra qualquer organização ligada a esta profissão.
Já estou numa idade em que se pode dizer tudo. Mas quando se chega a esta idade aprendemos muito rapidamente que é muito mais fácil calar certas coisas que andar com elas na ponta da língua como se tivéssemos urgência em demonstrar que nunca deixamos de ser parvos.
( : )
Já disse e repito que o maior gozo deste projecto é a possibilidade de fazer jornalismo de qualidade fora de Lisboa para uma das regiões mais ricas do país. Mas nem isso devemos só a nós próprios. Tivéssemos à nossa volta uma sociedade civil bem organizada que não precisasse de nós e O MIRANTE nunca teria crescido o que cresceu. Tivéssemos jornais editorialmente fortes e com jornalistas competentes a fazerem a sua missão e O MIRANTE nunca teria passado da Chamusca. O problema é que não tínhamos. A imprensa regional e o local sempre esteve ao nível do correio da paróquia, com todo o respeito pelos paroquianos. Até posso ser o maior filho da mãe para certos camaradas da profissão que não gostam da forma como trabalhamos e como fazemos jornalismo. Mas a verdade é que eles andam há 25 anos a editar o mesmo jornal com as mesmas ferramentas e sempre com os seus rabos pelo chão a pedirem publicidade de joelhos para pagarem as despesas e os vencimentos sempre atrasados.
Não falo em nomes pois seria uma vergonha e uma desconsideração e até uma falta de respeito para com a nossa própria equipa. Mas já tenho idade e estatuto e temos trabalho feito e demonstramos que, afinal, é possível haver jornais de referência fora da Grande Lisboa e que as pessoas de Santarém, de Vila Franca de Xira, da Chamusca e da Golegã orgulham-se de ouvir falar do jornal da sua terra e do prestígio que o jornal ganhou junto das populações e daqueles que falam de nós noutros lugares distantes e até para lá do outro lado do Atlântico.
Esta é a parte que me dá mais gozo embora me custe a maior parte das rugas. Sempre que ajudo a fechar uma edição sinto-me cansado, não como jornalista mas como empresário. Sempre que o Mário Cotovio envia o jornal para a gráfica sinto-me exausto não por ter exercido o ofício de jornalista e um pouco de editor mas por ter que começar logo no minuto seguinte a preparar as coisas com uma equipa muito maior do que a dos jornalistas para que nesse mesmo dia, e no outro, e no outro, o jornal volte a ter outra vez dimensão para acolher as notícias que muitas vezes chegam frescas outras vezes refrescadas por novos episódios.
Não é por acaso que nesta sala há mais empresários que políticos. Não é por acaso que eu e quem trabalha comigo sempre tivemos muito mais próximos dos empresários do que dos políticos. Não é por acaso que é muito raro ver um empresário maltratado nas nossas notícias. O MIRANTE procura ser um jornal com notícias felizes. Quando não conseguimos vamos entrevistar pessoas que são felizes e que ajudam a esconder as notícias amargas. Mas empresários maltratados, como alguns políticos, jamais encontrarão no nosso jornal. Não é só uma questão de linha editorial: é uma questão de princípio, uma questão de defesa de valores, de defesa até da nossa própria pele e da nossa própria identidade.
Os melhores parceiros deste jornal sempre foram os empresários; os pequenos e os médios empresários acima de tudo. ( : )
É como jornalista que gostava que os meus filhos me lessem um dia que precisassem de referências para se guiarem na vida. Mas é como gestor que eu trabalho todos os dias e dou de mim o sangue e o mijo que vai no meu sangue quando tenho que dar a cara e a veia e as costas para lutar com os tipos dos bancos, com as gráficas, com o infortúnio dos acidentes com os carros, com o uso imoderado dos telemóveis e do gasóleo, entre outros; tudo aquilo que um gestor conhece bem, sente na pele todos os dias e muitas vezes mais do que na pele sente no coração quando ele dá o estoiro e lá se vão os dedos e ficam os anéis para quem não os merece.

Por último, duas ou três coisas que sei que vos interessam ou julgo saber que interessa a alguns.
O MIRANTE é um projecto editorial que pretende estar do lado dos mais fracos. Não me vejo a fazer jornalismo defendendo os banqueiros ou os empresários reaccionários. Há uma luz vermelha imaginária na redacção que se acende quando os jornalistas escrevem muitos textos sobre política. Todos a conhecem embora nem todos a respeitem. Mas esse é o nosso desígnio.
Fazer um jornalismo comprometido com as classes mais desfavorecidas. Trabalhar para os leitores que valorizam as notícias da sua terra e da sua rua. Não é por acaso que incentivamos as páginas dos leitores; não é por acaso que mais de metade das nossas histórias chegam à redacção através do telefone. Temos essa sorte ou esse mérito de termos conquistado ao longo dos anos o respeito dos leitores que sabem que na nossa redacção não existem gavetas onde se escondam histórias por serem inconvenientes ou desagradarem a este ou aquele.
JAE


*Texto lido no jantar do 25º aniversário de O MIRANTE que se realizou na Quinta da Feteira em Fazendas de Almeirim, na noite do dia 16 de Novembro 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário