sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

No dia dos 25 anos de O MIRANTE*

Faz hoje 25 anos que editarmos na Chamusca o primeiro número de O MIRANTE. 25 anos depois temos um jornal que nada tem a ver com aquela que escrevemos pela noite dentro e com todo o tempo do mundo para gozar o prazer da escrita e o efeito que as notícias causavam na comunidade.
Nestes últimos 25 anos o mundo mudou quase radicalmente em muitas áreas nomeadamente na comunicação social. O MIRANTE era um jornal a preto e branco impresso numa rotativa manhosa e montado numa banca de forma artesanal. Hoje, e de há uns anos a esta parte, faz-se um jornal em poucas horas e em segundos, através das linhas telefónicas, está a imprimir numa rotativa a centenas de quilómetros do lugar onde foi escrito e desenhado.
Somos o jornal com a assinatura mais baixa do mercado. Somos o único jornal regional que faz parte do Bareme nacional da Marketest por sermos o único com referências para isso; trabalhamos numa região com 23 concelhos e, com uma ou outra fragilidade editorial a norte do distrito, somos o jornal das oito cidades e das mil aldeias.
Os nossos jornalistas sempre trabalharam em exclusividade. Nunca fomos os jornalistas de O MIRANTE e os correspondentes do Diário XPTO.
Cada um de nós foi recrutado para a equipa tendo em conta o concelho e os concelhos onde queremos trabalhar e mostrar trabalho. Há concelhos onde somos desejados e bem tratados como profissionais da comunicação. Há outros onde temos que nos impor todos os dias ainda hoje para ganharmos o nosso espaço.
Temos uma equipa de trinta pessoas divididas em três sectores cada um mais importante do que o outro nesta luta entre fazer jornalismo descomprometido e facturar junto dos anunciantes apenas graças à força editorial de O MIRANTE.

Samuel Wagner, um célebre jornalista e editor brasileiro, escreveu num livro que é um grande testemunho de vida confessando que para aguentar o jornal que editava na altura chegou a namorar com algumas filhas de alguns anunciantes importantes para não perder os contratos de publicidade.
Os tempos não estão para aventureiros nem para levar muito a sério testemunhos importantes de figuras importantes que, no entanto, viveram noutros tempos quando os poetas já iam à lua mas os astronautas ainda treinavam em terra como haveriam de lá chegar.
O MIRANTE chega a Abrantes, Vila Franca de Xira e a todas as grandes cidades da região ribatejana. Mas também chega ao Pego da Curva, Pé de Cão, Toucinhos, a mil e um lugares escondidos da civilização onde apesar de tudo encontramos o melhor que ainda somos como portugueses e ribatejanos.
A grande festa dos 25 anos de O MIRANTE é o momento da chegada do nosso jornal à caixa de correio de todas essas pessoas que o agarram e sentem orgulho por fazerem parte também eles de uma grande família e de uma grande região que nós temos ajudado a unir e  a tornar ainda maior e mais rica.
Sem a colaboração dos leitores não seriamos o que somos hoje. E sem o crédito que eles nos concedem ao lerem o jornal e ao mostrarem orgulho em serem assinantes, ou simplesmente leitores atentos, nunca teríamos chegado aos 25 anos com a força editorial que podemos comprovar nas duas edições que, entretanto, estão a chegar a todas as caixas de correio.
JAE

*Texto publicado em vídeo em O MIRANTE TV

Sem comentários:

Enviar um comentário