quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O elogio das Personalidades do Ano 2013 eleitos pelos jornalistas de O MIRANTE

O MIRANTE tem uma história que se confunde com outras histórias de outras empresas e instituições da região. Ao longo dos anos, com trabalho, muita paciência e alguma sabedoria, erguemos um projecto editorial que deve muito aos seus jornalistas mas também aos estrategas que, até agora, têm sabido como financiar o projecto. E como é que se financia um projecto editorial sem vender a alma ao diabo, ou seja, sem depender de Pedro ou de Paulo e não ter que mostrar o jornal a alguém estranho à redacção antes dele seguir para a gráfica?
Esse é o segredo que vem do tempo em que tivemos que aprender à nossa custa, errando, insistindo no uso do verbo querer, reescrevendo o verbo fazer, e acima de tudo perdendo o medo de fazer caminho contra tudo e contra todos fazendo fé na nossa competência e no nosso profissionalismo.
Agora é mais fácil escrever um texto do que há 15 anos ou 20. Agora é mais fácil realizar entrevistas e reportagens. Agora a informação pinga por aí em tudo o que é nariz e até as árvores parece que, em vez de darem laranjas e pêssegos e alperces, parece que vão começar a dar informação de proximidade a confiar nos bruxos de serviço. É mentira como todas sabemos. Basta abrir as televisões e perceber como somos usados e literalmente gozados com um jornalismo abaixo de cão que só tem piorado a cada ano que passa.
Este início de conversa tem uma justificação que me apresso a explicar antes que seja tarde. Andamos todos muito nervosos com o estado do país porque já descobrimos que isto não vai lá com meias palavras nem com boas intenções. Nós somos, nós jornal O MIRANTE, somos o melhor exemplo para mostrar o estado deplorável da nossa justiça, o estado deplorável a que chegaram algumas das nossas instituições, o estado inqualificável a que se submetem alguns organismos públicos que estão na mão de mangas de alpaca e de chantagistas que só sabem o que se passa no seu pequeno circulo de interesses, e que têm uma visão da democracia lida nos alfarrábios dos ingleses e dos alemães, mas praticada como se fossemos território marroquino, ou turco, com as devidas desculpas aos marroquinos e aos turcos naquilo que eles já são mais evoluídos que nós e mais inteligentes que os nossos velhos agiotas.
Esta sala está cheia de gente ilustre que conhece de perto os problemas que nós vivemos e que afectam também as instituições onde trabalha cada um de nós. Mesmo assim não me calo, ou por outra, não falo baixinho, porque a Justiça não funciona para os pobres; o Estado não é bom parceiro dos pequenos e dos médios empresários que são a alma da nossa terra; o país continua a ser o percurso entre assembleia da república e as docas ou, em alternativa, entre a praça do comércio e a assembleia da república com passagem por escritórios importantes.
Não há país para além dos interesses instalados em Lisboa. Não há país que resista aos interesses instalados nos grandes negócios que têm o Estado por trás, ou têm os bancos que o Estado protege, ou o Sistema que o Estado alimenta, para que os seus servidores possam continuar a mandar como monarcas. Não são só os políticos que estão em causa: é o Sistema que nós permitimos que continue a vigorar que permite aos agiotas de serviço, que ocupam os lugares importantes nas grandes instituições do Estado, que boicotam, que fazem gato sapato daquilo que deveria ser sagrado que é o interesse nacional e o dever de lealdade para com os interesses do país.
Um solicitador de execução ou um advogado manhoso por trás de interesses instalados, que podem ou não viabilizar a continuação de um negócio do qual dependem muitas famílias , faz toda a diferença entre um pais civilizado e um país do terceiro mundo. E nós sabemos, nós sabemos que o país ainda tem muitos manhosos, e idiotas, e agiotas a mandarem naquilo que devia ser sagrado e que é fundamental para fazermos a diferença como país e como nação, ou como pátria de muitas regiões e de muitas diferenças, que é aquilo que melhor distingue os homens, os homens que, para além de serem e se sentirem parte de uma comunidade, têm raízes e asas para andarem pelo mundo como andam na rua onde brincaram em crianças.
Ponto final mas sem parágrafo pelo meio. Esta iniciativa da redacção de O MIRANTE é inspirada no trabalho e no exemplo de muita gente que fomos encontrando pelo caminho fazendo caminho. Alguns deles já morreram mas continuam no nosso coração. Outros ficaram pelo caminho mas deixaram marcas.
Não sei qual é o segredo de cada uma das personalidades deste ano para atingirem o sucesso. Não sei mas posso tentar adivinhar. Não há equipas sem líderes; não há evolução sem tumulto; se não formos um exemplo naquilo que fazemos e dizemos não poderemos exigir que os outros que trabalham connosco o sejam; se formos mentirosos e mesquinhos e idiotas é disso que será feita a nossa vida de todos os dias, e é desse veneno que provaremos por muito que tenhamos capacidade para adoçar a saliva.  Se passarmos a vida a fugir por entre os pingos da chuva, e não tivermos corpo e espírito para aguentar com as tempestades, sejam elas secas ou molhadas, não iremos longe nos nossos objectivos de vida.
Esta quarta-feira, na nossa habitual reunião de trabalho, tivemos em conta tudo o que lemos neste suplemento onde são publicadas as vossas entrevistas na qualidade de personalidades do ano eleitos pelos jornalistas que ajudamos a dirigir num jornal onde a maioria de nós ainda se sente jornalista de rua e de tarimba.
E é por isso que recordo aqui cada uma das vossas entrevistas porque estão lá as razões para a nossa escolha e, na grande maioria dos casos, as razões para que eu continue, pessoalmente, motivado a dar o meu melhor a este projecto editorial e a fazer tudo para que ele não tenha vida curta como acontece frequentemente na comunicação social de todo o mundo.
Há um segredo para o nosso sucesso que será certamente, por razões evidentes, diferente de todos os vossos que é a nossa ligação com os leitores. Quem trabalha no nosso jornal sabe desde a primeira hora que damos a maior importância aos leitores na vida do jornal. E é por isso, acima de tudo por isso, que todas as semanas e todos os dias temos histórias de proximidade que depois são notícia nas televisões e nos outros jornais, muitas vezes ou a maior parte das vezes já com o selo da nossa marca que, desde há uns anos a esta parte, embora seja local e regional, tem valor e reconhecimento nacional e internacional.
Muitas das nossa notícias são aproveitadas por correspondentes de televisões alemãs e francesas e americanas, por sítios brasileiros e australianos, por jornalistas de secretária da grande maioria dos jornais de Lisboa, que têm os seus profissionais atrás de um telefone, para ficarem mais baratos à empresa, à pesca daquilo que nós sabemos fazer bem na proximidade com os leitores e com os seus interesses, ou os interesses de quem lhes está próximo, porque é da proximidade que nós vivemos e temos êxito no nosso trabalho.
JAE

Texto lido na cerimónia da entrega dos Prémios Personalidade do Ano no dia 20 de Fevereiro de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário