quinta-feira, 24 de julho de 2014

Os idiotas e as PME

O BPI promove todos os anos junto do IAPMEI (e nós agradecemos) a candidatura da empresa editora de O MIRANTE a PME do ano. Embora ganhemos sempre o título ainda não ganhamos o campeonato. A empresa não tem saldos negativos mas o banco, à cautela, exige todos os anos a entrega do balancete não vá o diabo tecê-las, embora todos os movimentos estejam garantidos por uma penhora de bens imóveis. Grande admiração, desilusão ou surpresa? Nem por isso: Só para quem não anda nesta vida há séculos!
O actual director da SIC Notícias, António José Teixeira, disse há cerca de uma dezena de anos que ninguém melhor que um jornalista para gerir um projecto de comunicação social. Nunca esqueci a conversa informal mas muito proveitosa num hall de hotel enquanto esperávamos por uma boleia para um congresso de jornalistas num tempo em que ainda havia congressos de jornalistas. AJT tem razão; na maioria dos casos é assim. Infelizmente para a imprensa há muitos excepções à regra. O que não falta por aí são tipos a quererem vender bem, e a bom preço, o jornal aos leitores depois de o terem vendido bem, e a bom preço, aos anunciantes. No final não conseguem uma coisa nem outra.
Duas crónicas seguidas a escrever sobre a profissão e a empresa; mas não é por medo de escrever sobre os idiotas da política embora os juízes entendam que chamar idiotas aos políticos é crime; é por falta de consideração por políticos e juízes (com as honrosas excepções).    
Do relatório da Mariana da última segunda-feira: A primeira chamada do dia foi do senhor Helder, de Torres Novas. Diz que tinha uma empresa que teve de encerrar devido a fraudes (:) O nosso assinante Manuel, do Forte da Casa, desta vez não foi para reclamar não ter recebido o n/ jornal porque tinha acabado de o receber, mas porque tinha passado por trás das escolas e queria denunciar um caso 
(:) O nosso assinante de VFX, Manuel, “no gozo” a perguntar se as tropas do D. Afonso Henriques vieram cá em Julho de 1939 travar a batalha contra os Mouros (:) Augusto, assinante de Perofilho, para nos expressar o seu desagrado em relação a esta notícia” “Matador de Vila Franca contratado para seis corridas em Espanha”. Diz-nos que o António João Ferreira não é nem nunca foi de Vila Franca. Tem 75 anos e viu-o nascer em Perofilho. Ligou Vitor, nosso leitor “Expresso”, a denunciar o caso de uma oficina na sua aldeia onde trabalham de noite (:) JAE

Sem comentários:

Enviar um comentário