quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A greve dos enfermeiros e a detenção de Sócrates

Mal por mal antes cadeia que hospital. Esta máxima, que conheço desde que entendo um pouco do mundo em que vivo, sempre me fez confusão. Recorro a ela numa semana em que uma das enfermeiras do Hospital de Santarém pediu a uma colaboradora do jornal para que apelasse junto da redacção para que desse conta da luta que os enfermeiros travam no país e no Hospital de Santarém em particular.
Acho o ex-primeiro-ministro José Sócrates um sujeito politicamente muito cruel. Tenho provas da sua irascibilidade desde o tempo em que era ministro do Ambiente do governo de Guterres. Mas estou longe de gritar, como o deputado do PSD, Duarte Marques, que a detenção de Sócrates é a prova de que ele é corrupto. O deputado abriu o seu facebook com a palavra “Aleluia” no dia a seguir à detenção do ex-primeiro-ministro. Pelo que ouço contar retirou o texto horas depois.
Sou dos que acreditam na Justiça mas não me calarei quando achar que ela é criticável. Quem tem cu tem medo como diz o povo. E eu tenho cu e medo mas não sou cobarde. Sei como qualquer cidadão bem informado que ninguém neste país pára uma conspiração contra inocentes se a ordem é para abater. Ou muito me engano ou o processo Casa Pia foi o último exemplo. O facto de não haver ainda banqueiros responsabilizados pelas falências que todos conhecemos é outro exemplo da falta de capacidade das instituições portuguesas para fazerem justiça a tempo e horas. Ou para combaterem o sistema de que a justiça também faz parte.
Sócrates deve ser o único primeiro-ministro de um país democrático que foi contratado para comentador político de uma televisão do Estado dois anos depois de perder eleições.  Se isto não é falta de humildade do próprio, e falta de vergonha de quem manda na RTP, então eu sou uma personagem de romance.
A greve dos enfermeiros faz mossa na saúde de milhares de doentes internados nos hospitais. Sou contra esta onda de greves que os enfermeiros resolveram incluir nas suas formas de luta. A greve deve ser contra o sistema e nunca contra os doentes. Se a greve é a única forma de luta dos enfermeiros...é certo que um dia destes eles ganham a batalha mas muitos doentes vão perder a guerra.
Mal por mal antes cadeia que hospital? Tenho muitas dúvidas. Na cadeia um homem honesto perde o gosto pela vida em dois dias; num hospital sempre encontramos um bom profissional da saúde que nos salva a vida. JAE

Sem comentários:

Enviar um comentário