quinta-feira, 23 de abril de 2015

Joaquim Rodrigues Bicho

Morreu o Senhor Joaquim Rodrigues Bicho um dos homem mais importantes do concelho de Torres Novas. É um dos que vai ficar na História do concelho e da região; não por ter sido político mas por ter exercido a cidadania. Já contei neste jornal como o conheci há quase 30 anos quando visitei a redacção de O ALMONDA e vi fechar uma edição. Não me escondeu nada do seu trabalho e das suas opções editoriais. Fui lá para aprender como se fechava a edição de um jornal e trouxe a lição bem dada. Ninguém me conhecia o suficiente para confiarem tanto em mim. A verdade é que o Senhor Joaquim Bicho abriu o livro como se eu fosse da família. Nessa tarde ouvi conversas que ainda hoje me responsabilizam porque não correspondem nada à minha maneira de pensar e de estar neste cargo de dirigir um jornal. Tudo o que vi e ouvi foi de boca calada, respeitando a diferença e, acima de tudo, tentando merecer a oportunidade de ser testemunha.
Fui seu fiel leitor nas páginas de O ALMONDA e considero as suas crónicas verdadeiras lições de vida. Sempre muito bem escritas e com mensagens de pessoa sábia. Muitos dos seus escritos deveriam ser obrigatórios nas escolas do concelho de Torres Novas. Assim seria mais fácil ensinar as crianças a gostarem da sua terra, da sua região e do seu país. JAE

Sem comentários:

Enviar um comentário