quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Os empresários são os mágicos da economia

O MIRANTE voltou a entregar prémios às empresas da região. Ocasião para recordar que também há empresários à força que procuram apenas o lucro e que o melhor do nosso excelentíssimo território é a auto-estrada.

O MIRANTE entrega todos os anos os prémios Galardão Empresa do Ano em conjunto com a NERSANT que escolhemos como parceiro para esta iniciativa.
Não é por acaso que nos ligamos às empresas e tivemos a ideia do prémio. Os empresários são os mágicos da nossa economia. Sem eles não teríamos território; e se tivéssemos era para ver passar os carros e os comboios (de barcos já nem vale a pena falar).
Tenho admiração por alguns empresários da região que já nomeei algumas vezes nos meus textos e que tenciono voltar a nomear. Acho muito mais fácil governar uma região com empresários do que com políticos. Mas precisamos das duas actividades; e que todos os protagonistas sejam gente boa, com estatuto, Homens de palavra e de solidariedade.
A nossa região é um bom exemplo de empreendedorismo. Mas é bom que não esqueçamos que há muitos empresários à força, nascidos de um certo oportunismo de mercado, empresários que querem ficar ricos rapidamente, que não têm qualquer consideração pelo tecido social da terra onde têm as empresas.
Gente que ganha muito dinheiro a gerir as empresas da região mas que não sabe nada da nossa geografia nem do tecido social; que ignora o território para mais tranquilamente poder poluir os rios, e as terras férteis do bairro, do campo e da charneca; gente que vive em Cascais ou no Estoril e dá graças a Deus por termos uma excelente auto-estrada num excelentíssimo território.
E ainda temos os empresários falhados, que só são empresários para darem cabo da vida deles e dos outros; que vão para a insolvência como quem vai dar um mergulho na piscina.
O MIRANTE não tem, nem nunca teve, um posicionamento negativo quanto ao papel dos empresários e à sua importância no desenvolvimento do país e da região. Por isso temos um caderno de economia dentro da edição; e publicamos todas as semanas dezenas de notícias sobre os nossos empresários e as nossas empresas.
É com eles, com a maioria deles, que queremos continuar a mostrar trabalho e também, nem que seja uma vez por ano, a entregar prémios.
JAE

Sem comentários:

Enviar um comentário