quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Mudar de terra e de casa para não morrer do coração

Mudei a minha residência permanente para longe da Chamusca e dos seus dirigentes analfabetos e grosseiros. Assim posso poupar o meu coração às intempéries das emoções negativas.

Sou amigo de duas figuras gradas da vida cultural portuguesa com quem aprendi e aprendo ainda a arte de viver e trabalhar: falo de António Valdemar e Francisco Pinto Balsemão. Cito-os porque ouvi aos dois, muito recentemente, a confissão de que estão a escrever as suas memórias, à pressa, com as dificuldades decorrentes de quem nunca tomou notas, perdeu o norte a muitos documentos, e não teve em conta que a memória não precisa que lhe dêem indicações para mandar para o lixo tudo o que não interessa. São duas pessoas com mais de oitenta anos de idade que, no entanto, mantêm um ritmo de trabalho e de intervenção na vida pública que só podemos admirar e elogiar.
Não tenho nem nunca vou ter prestígio público para escrever memórias e as minhas recordações o mais que podem interessar é aos meus filhos. Por isso faço questão de não guardar muita coisa do que tenho para dizer, ou escrever, às pessoas do meu tempo.
Nos últimos meses mudei a minha residência permanente, assim como a gestão da maioria dos meus interesses, para outras paragens longe da santa terrinha. A Chamusca está entregue a duas pessoas (a duas, pelo menos) anafalbetas politicamente e demasiado grosseiras no trato para eu aturar nem que seja por acidente.
Estou a viver uma experiência única proporcionada em parte por pessoas que tratam os jornalistas por filhos de puta, oferecem pares de estalos como se tivessem sido educados numa cavalariça, e atacam à navalhada os pneus dos carros pela calada da noite como fazem os gatunos das lojas nomeadamente os de ourivesarias.
Não troco o meu coração ribatejano pelo lisboeta, carioca, gaúcho ou madrileno, só para citar alguns lugares da terra onde podia viver sem nunca esquecer ou deixar esmorecer o amor às raízes. Só pelo amor à terra dou conta destas mudanças, embora o que eu quero realmente deixar aqui em letra de forma, para memória futura, é que mudei a residência permanente para outras paragens porque assim preservo melhor o amor à terra de nascença e às suas gentes. Como não tenho vocação para a militância política, nem projectos para mudar de profissão, recuso-me a combater politicamente os analfabetos que governam a câmara da Chamusca. Assim, longe da vista longe do coração;  a cada dia que passa sinto-me mais confortável na minha nova terra e o meu coração já agradeceu o tanto que o poupei às intempéries das emoções negativas.  JAE

Sem comentários:

Enviar um comentário