quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Ministério da Agricultura podia ser governado pelo Bispo de Fátima

Maria do Céu Antunes pode ficar na história como a pior ministra de um Governo depois de Salazar. A forma como fez a gestão do que se passou em Odemira, aliás, do que ainda se está a passar, e como ignora o que se passa nas explorações agrícolas, que se dedicam à agricultura de estufa, vai causar um desastre ambiental sem precedentes.

António Costa tem o maior Governo do país desde que há democracia em Portugal. Esperava-se por isso que tivéssemos uma governação de maior proximidade e um país com políticos preocupados em mostrar serviço. Nunca como hoje conhecemos tão mal quem nos governa. Dos cerca de setenta membros deste Governo só uma dúzia deles aparecem onde deviam e mostram trabalho; os restantes são figuras anónimas que nem a agência LUSA consegue acompanhar, nem os canais da RTP, suportados pelo dinheiro dos contribuintes, inclui nos seus programas de entrevistas ou comentários. À falta de melhor pretexto para aparecerem em público os ministros andam a inaugurar ecopontos. Como todos sabemos já não há fontanários e coretos para inaugurar e visitar empresas e instituições pode custar os olhos da cara aos governantes porque, nesta altura, só há dinheiro da bazuca e mais uma vez vai todo para os mesmos de sempre.

O MIRANTE descobriu na passada semana que as associações de agricultores não falam com a ministra da Agricultura. Descobrimos porque as associações mais pequenas gritaram por socorro perto das nossas secretárias de trabalho. As grandes associações, como é o caso da CAP, limitaram-se a cortar relações com a ministra e nem precisaram de fazer barulho. António Costa tem tudo controlado; facilmente dispensa uma ministra e aceita ser o interlocutor da associação mais representativa dos agricultores. Para ele o Ministério da Agricultura podia estar nas mãos do Bispo de Fátima que não estaria mal entregue.

A pandemia veio mostrar que a democracia pode ser posta em causa se, em primeiro lugar, estiver o pão para a boca e a satisfação das nossas necessidades essenciais. Talvez por isso os adversários políticos de António Costa estejam cagados de medo de falarem dos assuntos mais ricos da nossa vida política e colectiva porque dá muito trabalho fazer oposição em tempo de vacas magras.

Maria do Céu Antunes pode ficar na história como a pior ministra de um Governo depois de Salazar. A forma como fez a gestão do que se passou em Odemira, aliás, do que ainda se está a passar, e como ignora o que se passa nas explorações agrícolas, que se dedicam à agricultura de estufa, vai causar um desastre ambiental sem precedentes. Há barragens no Alentejo que estão a menos de 50% da sua capacidade máxima depois de termos tido um Inverno dos mais chuvosos dos últimos anos. Se a lógica ainda for uma batata, só daqui a meia dúzia de anos voltaremos a ter um ano de chuva como o do último Inverno. Até lá a barragem de Santa Clara, só para dar um exemplo, vai secar com o fluxo de explorações de agricultura de estufa que continuam a crescer no Alentejo depois da água ter faltado em Espanha e de uma boa parte dos seus territórios terem ficado desertos e ao abandono. JAE.

Sem comentários:

Enviar um comentário