quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Estávamos melhor contra Salazar?

“Estávamos melhor contra Franco”. Esta frase gritada por manifestantes em Espanha chocou Luís Buñuel que assim o registou numa autobiografia intitulada “O meu último suspiro” que já reli algumas vezes. Há três décadas alguns jornais locais e regionais portugueses tinham colunistas que faziam a apologia do antigo regime e escreviam contra os partidos de esquerda e os seus militantes como não escreviam contra as misérias do antigamente. Lembro-me de ficar chocado com a leitura e de me questionar sobre como era possível a revolução de Abril não ter mudado todas as mentalidades.
Hoje a grande maioria desses jornais já não se editam e os que sobrevivem já não têm esses colunistas porque entretanto morreram.
Os casos de corrupção que abalam a sociedade portuguesa, protagonizados por políticos e empresários amigos de políticos, fazem com que me arrependa de alguns juízos de valor que fiz de pessoas de bem que, na altura, apelidei com nomes feios. Mais ainda: a forma como os deputados da Nação continuam a misturar interesses do Estado com interesses profissionais é vergonhosa e tão inadmissível nos tempos de hoje como ver alguém a catequizar o fascismo ou a monarquia.
Um jornalista de O MIRANTE tem provas de que um ex-governante de Santarém usou e abusou do seu emprego público para facturar em nome dos seus interesses empresariais. Curiosamente já vamos no segundo pedido ao tribunal para noticiarmos o caso mas o Tribunal acha que primeiro temos que ir a Fátima a pé.
Estávamos melhor contra Salazar do que contra esta gente que meteu dinheiro do Estado no Banif, deixou que o país perdesse milhões com a falência de outros bancos e vai estudar para Paris porque lá o filé mignon é de maior qualidade? Eu acho que não. Vou morrer confiando na democracia que nasceu com o 25 de Abril sem querer saber dos patos bravos que enriqueceram à custa do Estado e à sombra dos emblemas partidários. JAE

Sem comentários:

Enviar um comentário