quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Quero ser dinamarquês


Vivo e trabalho numa região das mais ricas do país a poucas dezenas de quilómetros de Lisboa. Nem por isso me sinto mais privilegiado que os habitantes de Chaves ou de Bragança. Por viver tão perto do Terreiro do Paço sinto em dobro a frustração de ser contribuinte de um país de zarolhos, de cabrões que mandam no sistema judicial, económico e social do meu país com a mesma facilidade com que mando à merda a administração da gasolineira que acaba de nos exigir uma garantia bancária se quisermos continuar a usar o cartão de frotista.
O sistema capitalista funciona com todas as regras e ai daqueles que ousarem desafiar o poder instituído. Só os filhos da puta sobreviverão num sistema onde quem manda são os filhos das mesmas mães.
Se não nos soubermos organizar na defesa dos nossos direitos, e no seio da sociedade civil a que pertencemos, morreremos na boca dos cães que governam as instituições públicas que por sua vez são governadas pelos poderosos sem rosto que só sabem que nós existimos (nós, o povo, a arraia miúda, os escravos dos impostos) porque temos um número de identificação.

A defesa da RTP como instituição de serviço público é a maior macacada da nossa democracia e mostra à saciedade que no jogo demagógico o PCP é igual ao CDS. A RTP é um buraco no orçamento do Estado e uma empresa onde cabem, conforme os governos, todos os amiguinhos. É ainda um órgão de informação onde os políticos com Poder metem o bedelho sempre que querem e sem contemplações. Só quem não conhece o sistema é que tem ilusões. Só quem não está por dentro do sistema é que acredita em milagres. Os políticos só não esmagam os que dependem deles porque têm medo de ficar com o engaço nas mãos; mas espremem até onde podem; e todos nós sabemos como eles podem e o que podem.

Os jornais de referência de todo o mundo publicaram e continuam a publicar na primeira página, com fotos em grande destaque, as notícias do julgamento e agora da condenação do norueguês que assassinou a tiro e à bomba 77 pessoas na sua maioria jovens. Num mundo perfeito esta notícia seria sem foto e se tivesse chamada à primeira página seria de forma discreta. Um jornal que eu editasse jamais teria na primeira página a foto colorida e em pose de um fascista que sem qualquer tipo de arrependimento chacinou 77 pessoas que foram aquelas que apanhou pelo caminho até ser preso. Quem perceber esta forma de trabalhar perceberá porque estou contra a existência de uma empresa de comunicação social onde o Governo pode, quer e manda, como é o caso da RTP, que custa os olhos da cara a um Estado sem condições para respeitar os compromissos com os cidadãos reformados ou a precisarem de um serviço público de saúde.

Neste mês de Agosto há uma Unidade de Cuidados Continuados na nossa região, com cerca de vinte doentes, a pagarem mais de mil euros por mês, com apenas duas profissionais de saúde de serviço. Se isto não é ladroagem e canalhice então eu quero ser dinamarquês.

Sem comentários:

Enviar um comentário